O Bairro da Mafalala é uma zona histórica, berço de resistências políticas e culturais. Dali saíram os antigos presidentes moçambicanos Samora Machel e Joaquim Chissano, o futebolista Eusébio, os escritores José Craveirinha e Noémia de Sousa, e tantas outras personalidades, algumas das quais retratadas em murais pelo bairro. Em 2019, nasceu o Museu Mafalala que tem promovido actividades para continuar a dinamizar a história deste bairro.
Feira de Artesanato, Flores e gastronomia de Maputo, é uma Feira Municipal permanente, situada no jardim do Parque dos Continuadores em
Maputo.
Este belo refúgio verde em meio ao concreto foi criado em 1885 pelo paisagista inglês Thomas Honney, responsável pela concepção dos jardins do rei da Grécia e do sultão da Turquia. O local, que abriga uma série de espécies de plantas indígenas exóticas, é excelente para uma caminhada ou momentos de relaxamento sob árvores frondosas.
Centro binacional sob gestão da dupla tutela do Ministério da Educação e Cultura e da Embaixada de França em Moçambique, o CCFM tem como principal vocação a promoção e a valorização da cultura moçambicana contemporânea e a difusão das culturas francófonas e da língua francesa em Moçambique. Localizado na Av. Samora Machel nr. 46, Maputo, Moçambique.
Um edifício icônico considerado um dos mais bonitos da cidade. Vale a pena entrar, admirar os detalhes e tirar fotos.
Aproveite a viagem ao congresso para explorar o Parque Nacional Kruger, uma das maiores reservas naturais da África! Localizado entre a África do Sul e a fronteira com Moçambique, o Kruger oferece safáris inesquecíveis, com chances reais de avistar os “Big Five” (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte). É uma experiência imperdível para quem busca contato com a natureza e aventura.
A Casa de Ferro
A Casa de Ferro dá sentido ao nome que carrega. É obviamente um edifício de ferro, uma relíquia de metal e história. Localiza-se na cidade de Maputo e é sem dúvidas um monumento singular capaz de despertar emoções e curiosidades.
Também conhecida como “Casa de Zinco”, a estrutura foi concebida por um dos maiores nomes da história da arquitectura mundial, o engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo responsável pela icónica Torre Eiffel de Paris, um dos locais turísticos mais visitados da França.
Situado ao lado do Jardim Botânico. Avenida Samora Machel, Maputo, Moçambique.
Em 2015 Mia Couto, um dos autores mais conhecidos de Moçambique, criou a Fundação Fernando Leite Couto com a ideia de promover as artes, a cultura e a literatura de Moçambique e dar-lhes um espaço na capital moçambicana. A fundação tem uma pequena biblioteca, um café e também espaços para eventos como concertos, leituras e exposições. Vários artistas, músicos e fotógrafos moçambicanos já presentaram seus trabalhos nos espaços da fundação.
O Instituto Guimarães Rosa Maputo (IGR-Maputo) está situado na Baixa da cidade, na esquina das avenidas Karl Marx e 25 de Setembro, nº1728. Dispõe de um amplo espaço físico de 1.162 m², distribuído em dois pisos. O edifício dispõe dos seguintes espaços para acesso ao público: auditórios, biblioteca, galerias de arte; salas de ensino de português e espaço para aulas de capoeira.
Horário administrativo: segunda a sexta-feira, das 09h às 18h
Em dias de evento o IGR funciona até as 20h
Sábado das 10h as 14h
Confira nossa programação.
O Camões – Centro Cultural Português em Maputo foi inaugurado em 1996 e está instalado no edifício da Embaixada de Portugal. O Camões-CCP dispõe de uma biblioteca e uma galeria que serve também como sala de conferências, espaço para apresentação de projetos, prémios e lançamento de livros.
Av. Julius Nyerere, 720, Maputo
O CCMA é parceiro de cooperação oficial do Instituto-Goethe e faz parte da sua rede na região África subsaariana. O Goethe-Institut é uma instituição do Estado alemão para a promoção da língua e cultura alemã a nível global, com institutos e centros no mundo inteiro.
Hotel parceiro com desconto entre 10 a 15%. Utilizar o código promocional: psicanalise2026.